Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

Qual é a sua idade?






                         Às vezes as pessoas que nos rodeiam exigem mais de nós do que pudemos dar. Colocam mais idade em nós,jovens adultos. Eu não sei se é uma questão  de tempo vivido,mas parece que quando mais velha,mais a pessoa se esquece de como é ser jovem. É bem provável que elas não se comportavam do modo como exigem que você se comporte. Há tanta incoerência.            Por mais que eu tente enxergar algo bom em avançar alguns anos ( psicologicamente) só consigo tirar proveito da maturidade adquirida – e só para algumas coisas,normalmente as mais chatas. Afinal,viver sem se preocupar um pouco é bom,é divertido.      
                               Por que tirar isso de um jovem tão cedo? Talvez porque os pais prefiram que sejam eles a tirar do que o próprio mundo. Mas eu não concordo. O aprendizado que o mundo nos oferece pode ser até mais sofrido,ou não também. É importante deixar a vida fluir sem interferir tanto e sem carregar demais com responsabilidades que são desnecessárias naquele momento. Jovens que são muito exigidos – seja  nos estudos, na convivência familiar ou nos demais relacionamentos – tendem a querer solucionar problemas que não são deles ou que não estão ao seu alcance. E não conseguir resolver algo para esses jovens é extremamente frustante porque tudo o que ele foi exigido,provavelmente “deu  conta”.                                                             
                           Assim sendo, começa uma etapa de auto-exigência e o “peso nas costas” fica muito difícil de suportar porque a exigência se duplicou. Relaxar,sair e namorar ficam  cada vez mais difícil porque a exigência de se comportar como um adulto chefe de família é cada vez mais presente. Isso não é uma coisa boa. É  difícil se comportar desse modo. É sofrido. E o que se tem que fazer para não carregar o peso do mundo nas costas? Isso eu ainda não descobri. Mas,quando eu tiver alguma respostar,posto aqui.
   Duda Bastos                                                                                                            


sábado, 28 de julho de 2012

Que não nos tirem o poder de reação!




     Ultimamente,vejo um grande número de pessoas compartilharem no facebook: “  Se você está sozinho,pega a solidão e dança”. O que é que essa frase quer dizer? Algo como “seja passivo e infeliz,você consegue.”? O que é que a sociedade quer dizer com isso? Uma volta ao Romantismo “byrônico” do século XIX?
      Não estou afirmando que não é mais possível sentir momentos de solidão ou de tristeza,afinal esses sentimentos fazem parte da vida de qualquer ser humano. O problema é como encaramos isso. Existe quase que um “culto” à tristeza e à amargura. Parece que virou moda “se entregar” ao negativismo.  
     A vida é complicada por demais para embelezarmos muito a solidão. Essas frases e algumas músicas da nossa geração fazem com que o adolescente ou o jovem adulto se sinta confortavel  em se sentir solitário ou a não procurar amor em outras pessoas. Muitas coisas boas são escondidas em pessimismo e um grande drama se instala.
     Eu já fui uma fã da banda Los hermanos,por exemplo. Achava aquelas músicas lindas e extremamente sensíveis. Mas no último show que estive deles,me dei conta que a sensibilidade presente na música deles é irreal,é sofrimento em vão. Algo como “ Veja bem,meu bem,arrumei alguém chamado saudade.” Porra, é quase que um incentivo a um sofrimento eterno e escutar isso é um masoquismo.
     Sinto que o poder de reação é muito anulado por essas músicas e esses textos. Sofrer de amor,todo mundo sofre. Mas é preciso se recuperar porque logo mais você vai encontrar alguém,vai se apaixonar de novo e vai sofrer novamente. Esse é um ciclo da vida. Temos que encará-lo do melhor jeito possível. Não o negando,mas vivendo tudo no tempo certo e não deixando esse tempo se prolongar muito. É preciso refazer a vida. É preciso enxergar amor em outras pessoas. É preciso amar outros,amar mais.

Duda Bastos

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Desabafo parte 2

   


      A eleição para prefeito e vereador das cidades está chegando, e apesar de não ser muito fã de Política, não tem como deixar o assunto passar em branco. Nem se eu quisesse seria possível, já que as propagandas eleitorais me seguem aonde quer que eu vá. Acho bem clichê todo aquele blábláblá de Político com a intenção de ser eleito ou reeleito. Também acho de uma ignorância tamanha todos os cidadãos que por não ter acesso a informação, não procura a mesma, ou se nega a enxergar a realidade. Votam por votar no primeiro corrupto que oferece dinheiro ou algum tipo de bonificação. 
      Antes de pensar em si só, é bom saber que os governantes eleitos terão a responsabilidade de representar todo um coletivo. Não é porque "fulano" prometeu um emprego ou tantas outras situações, que se deve votar no mesmo. Vote conscientemente. Vote sabendo que estará contribuindo para a melhoria da sua cidade no geral. Não adianta usar aquela velha desculpa de que o seu voto não faz diferença. Seu voto faz TODA a diferença! Seja uma pessoa de respeito, que honra com suas obrigações de cidadão. Não aceite qualquer agrado por uma garantia de voto. 
      É importante ressaltar e esclarecer o papel dos políticos na sociedade. Vou citar aqui alguns dos papéis que os prefeitos e vereadores tem por obrigação exercer, mesmo imaginando que todos estejam ciente dos tais. Quero fazer isso para  quando chegar o momento da decisão, na hora do voto, sejam claros os critérios  levados em consideração. 
      A quantidade de vereadores na prefeitura, depende do contingente populacional da cidade. São no minimo nove e no máximo 55 vereadores. Todos tem por obrigação discutir e fiscalizar os atos do Prefeito quando se trata de gastos e administração do orçamento. Trabalhando em função da melhoria da qualidade de vida, os vereadores tem por tarefa  a elaboração de leis e a recepção das reivindicações do povo. Em suma, eles estabelecem a ligação e o contato entre a população e o prefeito. Está também sob o cargo dos vereadores a elaboração de um tipo de Constituição Municipal (Lei Orgânica), que deve ser respeitada e cumprida pelo Prefeito.
      Os prefeitos por sua vez, governando a cidade de forma conjunta com os vereadores, tem dentre seus deveres a responsabilidade sob as áreas políticas, executivas e administrativas. Oferecer uma excelente qualidade de vida aos habitantes da cidade, fazer a reivindicação de benefícios e auxílios para o município intermediando com outras esferas políticas, administrar os impostos aplicando-os da melhor forma, e oferecer saúde, educação e transporte público de qualidade são alguns exemplos de funções. O prefeito é a autoridade máxima do município.
      Atenção: vereadores, sua função não é se interessar somente no salário oferecido pelo cargo. Prefeitos, a sua função não é desviar verbas para o seu próprio bolso. Para ambos, é crime a compra de votos! Fazendo isso, enganam-se vocês próprios, e as pessoas que confiaram num mandato melhor. Cidadão, você tem um papel fundamental nas eleições! Fiscalize os passos dos seus candidatos, denuncie qualquer atividade errônea ou suspeita para a Justiça Eleitoral. Lute pelos seus direitos, corra atrás das promessas de campanha!
      O grande problema nas eleições é a consciência da população. Apesar de tão repetitivo o assunto, a mesma o povo continua sem despertar o seu lado pensante. E enquanto isso acontecer, teremos políticos corruptos, pessoas ignorantes e enganadas por falsas promessas. A grande dúvida é se nós mesmos não somos culpados por todo esse terrorismo político que só faz crescer. Aliás, não é uma dúvida. Nós somos os verdadeiros culpados. Quando falo nós, me refiro aos governantes e cidadãos,  os governantes que se enganam enganando os outros, e os cidadãos que se deixam enganar. 



Débora Rosa

Você gosta de música? De beber? Nós podemos dançar também!



        Chega a ser engraçado o jeito como procuramos uma pessoa para partilhar a vida conosco. Idealizamos de tal maneira que no final da história a pessoa idealizada torna-se semelhante a uma pessoa totalente idealizada por nós anteriormente,como um cantor que adoramos,por exemplo. Mas aí,qual é o charme de uma pessoa idealizada? Se já formulamos todas as qualidades de uma pessoa ( e esquecemos dos defeitos,claro) onde está o espaço para o descobrimento de outros atrativos?
        Assim como pensava Edgar Allan Poe, também acho que ser surpreendido é uma felicidade.  Então,se formulamos uma pessoa,como vamos nos surpreender e consequentemente ficar encantados e felizes por descobrir traços de uma personalidade que nós nem esperávamos conhecer? Como não ficar emocionado ao perguntar coisas que não sabemos? Ninguém pode mensurar a felicidade que é o instante entre a pergunta e a resposta,ou entre a pergunta e a descoberta.
       E se você descobrir algo que não é compatível com as suas ideias? Melhor ainda,pois assim você tem outra diferente emoção,a de tentar compreender um pensamento que não é seu. E se não conseguir compreender? Pergunta novamente,afinal o instante entre a pergunta e a resposta é algo simplesmente incrível!
       Por isso, o que mais gosto de escutar em uma conversa não são respostas; nem as minhas,nem as dele. São perguntas,como essa,que sempre renova a alma de qualquer mulher ao estar diante do homem que talvez a emocionará um dia: Você gosta de música? De beber? Nós podemos dançar também!


Duda bastos

A primeira vez que li " A metamorfose" ( Franz Kafka )

       
            "Certa manhã acordei de sonhos intranquilos...". Esta frase está na minha cabeça desde 2009,quando Otto lançou seu mais recente álbum,intitulado do mesmo modo. Só depois fui descobrir que ele havia buscado inspiração na obra mais célebre de Kafka e que esta frase pertencia a esse livro,Metamorfose.
            Sempre com uma coisa e/ou outra na cabeça,um livro e/ou outro pra ler,acabei deixando essa curiosidade passar. Entretanto,hoje fui à Livraria Cultura e "dei de cara" com esse livro. Resolvi ler. Demorei quase três horas para acabar o livro e muito mais tempo pensando no que eu tinha lido,como agora. O poder que essa obra exerceu sobre mim se divide em duas vertentes. A primeira é que as palavras estavam tão bem aplicadas e tão bem encaixadas que eu conseguia vizualizar mentalmente cada cena que o livro me apresentava. Parecia que eu estava vendo um filme e não lendo um livro. A segunda é que eu li o livro,entendi a história,mas na verdade eu estou nesse momento me perguntando o que ela realmente representa.
            Escrevo isso aqui manualmente,sentenada em uma mesa de um café no Paço Alfândega, antes de ler qualquer resenha sobre o livro ou qualquer outra crítica porque quero passar o primeiro impacto que o livro me apresentou antes de eu ser influênciada por outra opinião. Assim sendo,me vieram uma série de indagações sobre o livro, que eu vou tentar enumerar agora,vejam só:
 1. Ele realmente se tornou um inseto ou isso seria uma metáfora?
 2. Essa matáfora estaria relacionada a alguma coisa que ele teria passado na vida que o fez chegar à exaustão e à depressão?
3. Qual era a sua condição para que a família o temesse e o desprezasse tanto?
4. O que aconteceu para que houvesse um desapego quase que imediato da família em relação a Gregor?
 5. Qual a transformação que aconteceu com a sua irmã - que no início se mostrava mais apegada e carinhosa - para que ela mudasse tanto seu comportamento com Gregor? 
6. Teria Gregor ficado louco?
7. Teria Gregor contraído alguma doença contagiosa ( como a lepra ) ?
8. Ou teria apenas Gregor se transformado porque percebeu que a sua vida ( vivida em função da família) não o estava fazendo feliz e ao perceber isso,quis mudar,assim provocando incômodo e abalando a "zona de conforto" na qual a família se encontrava?
 9. Será que a matamorfose começou junto com  processo de descobrimento que ele passou interiormente ao percerber que todo o tempo dedicado ao trabalho de caixeiro-viajante para pagar uma dívida da família,o tenha deixado extremamente infeliz com a história que tinha deixado que construir?
 10. Quando ele se deu conta da sua infelicidade ( e/ou do seu "aprisionamento" ) , sua metamorfose já teria chegado ao fim e ele não teria como recuperar o tempo perdido,ou seja, ela já tinha se transformado em um ser que não desejava e agora teria que se adaptar a esse "novo corpo"?
11. Por que Gregor achava que não poderia ser escutado pela família?
12. Por que a família não entendia o que Gregor falava?
13. Por que seu pai era tão arredio e agressivo com Gregor?
14. Por que a morte de Gregor teve efeito estabilixador na família?
15. Por que não ler "A metamorfose" outra vez?
          Talvez nenhuma pergunta dessa possa ser respondida. Talvez o propósito desse livro fosse causar essas perguntas no leitor. Talvez não. Talvez realmente haja uma resposta a ser alcançada. Caro amigose você já leu esse livro,me ajude a descobrir. Se não leu,espero que tenha se sentido instigado a ler e finalmente debater comigo!
          
Duda Bastos

A fotografia antes das câmeras

      Não podia começar meus posts sobre fotografia de outra forma se não contando um pouquinho dessa história fascinante que é a descoberta do fotografar. Atualmente, a acessibilidade das câmeras fotográficas atinge a maioria da população. Com isso, as pessoas fotografam na maior parte do tempo, sem saber como se deu o processo de criação das imagens a partir da luz. Quando pegam uma câmera, seja ela profissional, analógica ou digital compacta, muitas vezes não fazem ideia de como tudo começou.
      O início da fotografia está ligado dentre outros fatores, à Câmara Escura. Essa, não passa de uma caixa totalmente preta, vedada de luz, com um pequeno orifício em um dos seus lados. Quando o orifício é apontado para algum objeto, a luz refletida pelo mesmo entra na câmara, formando a imagem no outro lado da caixa (o lado que não possui o orifício). A imagem refletida é invertida. Se ao invés de um lado opaco, for colocado um espelho ou qualquer superfície translúcida, a imagem pode aparecer fora da câmera visivelmente. Dependendo da distância focal (distância entre a câmera e o objeto), o tamanho da imagem refletida pode modificar. 


      Uma curiosidade sobre a câmara escura, é que ela é utilizada desde o período Renascentista. Artistas da época faziam câmaras escuras em salas, permanecendo dentro das mesmas e utilizando a projeção para tomar moldes de desenhos. 

      Se você se interessar, e quiser tentar fazer uma dessas em casa, aí vai um vídeo do Fantástico Mundo de Beakman ( eu adorava haha). É bem simples e os materiais são facílimos de se conseguir. Ao invés da caixa que ele utiliza no vídeo, a Câmara Escura também pode ser feita com uma lata de leite em pó! Use a criatividade, e saia olhando as coisas de outra forma por aí!







Débora Rosa

terça-feira, 24 de julho de 2012

Desabafo

        
        Hoje eu fui ao médico pela manhã fazer uns exames de rotina, quando dei de cara com uma situação bastante comum atualmente e que muitas vezes passa despercebida. Cheguei para ser atendida, e logo de cara, me deparei com uma fila imensa, apesar de ser apenas sete da manhã e o consultório ainda não está funcionando. Peguei a minha ficha e fiquei aguardando de pé na sala de espera, pois já não haviam assentos para todos os pacientes. Esperei exatamente uma hora e meia para ser atendida na recepção com a minha ficha, e entregar o aval do plano com a autorização para meus exames. Depois disso, Esperei mais duas horas para entrar na sala do médico. 
     Durante a minha espera, pude presenciar acontecimentos que me deixaram bem revoltada com o desrespeito do ser humano com o seu próximo. Primeiro de tudo, era assustadora a quantidade de pessoas de pé por falta de assentos. Várias mulheres grávidas e idosos esperando o atendimento sem ter onde "descansar as pernas". Como se isso não bastasse, o atendimento preferencial não foi respeitado em nenhum momento e os velhinhos, grávidas ou mulheres com crianças de colo que chegavam, tinham que esperar tanto quanto as outras pessoas. Mais de cem pessoas para serem atendidas por um só médico em uma manhã. A espera foi absurda para todos que chegaram ali, até os primeiros a serem atendidos.
          Mas isso não bastava para a minha revolta do dia. Depois que consigo finalmente sair do consultório, me deparo com o desrespeito das pessoas nas ruas. Uma velhinha queria atravessar a avenida, e havia um moço do outro lado, mas em momento algum ele ajudou a senhora de muletas. Esta atravessou vagarosamente uma avenida movimentadíssima, correndo um enorme risco de ser atropelada. Entrando no ônibus, me deparo com uma situação ainda pior: lugares vagos, e pessoas sentadas nos assentos preferenciais.   
      Quanto ao consultório, fiquei imaginando o que sofrem as pessoas necessitadas de frequentar o atendimento hospitalar público. Se em um consultório particular ocorrem essas situações, nos hospitais públicos não é segredo pra ninguém o verdadeiro caos que todos são obrigados a enfrentar. 
Mas não é preciso ir nos hospitais públicos para perceber esse desrespeito e a agressão contra os direitos humanos. Isso está presente em toda parte, como disse antes, só não paramos para observar ou dar importância sempre que acontece.
          Nos ônibus, nas avenidas, nos hospitais ou em sua própria casa você se depara com o desrespeito. Acho que precisamos de mais um pouco de consciência. Parar, e rever as atitudes com o próximo além de tentar começar a mudança a partir de nós. Não adianta culpar apenas os governos pelo desrespeito com a população se a própria população não se respeita. 


Débora Rosa

Faça você : com açúcar,com afeto.


       Comprar as coisas e presentear alguém é tão mais prático e fácil do que fazer,certo? Mas será que significa mais do que alguma coisa que tenha o seu esforço,seu suor e seu carinho? Hoje é aniversário do meu pai e a gente estava sem grana aqui em casa para fazer uma festinha. Contudo,não era por isso que a festinha ia deixar de acontecer. Afinal,são 53 anos! Mais da metade de um século!
       Então,fui inventar. Fazer arte/bobagem/arte. Não sou de cozinhar,mas sei fazer um brigadeiro massa. Por isso,já sabia que ia contrubuir com o doce que ia adoçar a vida do meu pai e da minha família hoje.Fiz o brigadeiro,mas não tinha aqueles granulados coloridinhos que sempre tem nos docinhos das festas. E agora? Pensei,pensei e...nada.
      Quase sem esperanças,fui escutar música pra vê se vinha alguma ideia. Meu irmão tinha deixado uns biscoitos maria perto do computador,olhei e me veio uma luz: por que não? Assim o fiz! Peguei um pacote,quebrei todos os biscoitos e depois coloquei para bater no liquidificador.E quer saber? Ficou melhor do que qualquer granulado porque foi meu,porque foi com carinho e porque foi especialmente imaginado para aquele momento.
       As coisas feitas por nós,com as nossas mãos e nosso "suor", são muito bonitas. Tem tanto sentimento,tem tanto carinho. Ah,o carinho! Ah,o afeto. São nos detalhes que é possível transmitir isso para as pessoas que amamos e assim devemos fazer. Dizer que amamos não apenas falando,mas mostrando todo esse amor.

Duda Bastos

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Sabe quando você é uma música?



     Acho que todo mundo já teve a seguinte sensação ao escutar uma música : " Nossa,essa é a minha cara! Foi feita pra mim,não é possível"...". E assim você acaba elegendo a tal como sua música favorita por uma semana,um mês,um ano ou pra sempre. É díficil esse "pra sempre". Nós mudamos tanto e pensamos em tantas coisas diferentes. Passamos por coisas diferentes e consequentemente reagimos diferentemente. Por isso, sempre estamos a eleger uma música para chamar de "nossa".
   Atualmente,a minha é "Ela vai dançar" ,na voz de Fábio Trummer,da Banda Eddie. A letra fala de uma mulher que vai dançar a noite inteira,que vai cantar todas as músicas pra desfazer a dor,mas sabe que essa dor vai renascer. Fala do balanço,fala da leveza e do encantamento do amor que acaba se misturando com a dor,inevitavelmente. Mas mesmo assim,parece que essa música mistura todos os sentimentos controversos de um amor que tem grande chance de não dar certo ou que nem chegará a acontecer.
   Mesmo não estando apaixonada...bom,o amor faz parte de mim . Pra ser sincera,eu nunca escapo dele,por isso essa música é tão minha. Posso sofrer o quanto for,vou estar sempre lá,desfazendo e refazendo a dor,que na realidade é o amor. O final tem uma citação assim : "Seu rapaz não lhe procura mais,seu rapaz não lhe procura mais." . Bom,vou continuar desfazendo a dor e refazendo,digo outra vez. Não me importo. Quero me sentir viva. Só o amor nos proporciona isso.
      A mulher refaz essa dor toda noite pra manter esse amor vivo. Também é interessante observar que foram dois homens que compuseram essa música e ela ficou extremamente sensível,delicada e aplicável a qualquer alma feminina,como a minha. Pois é, pelo menos por enquanto,roubei essa música pra mim.

Eis a letra da música:

Olha só essa menina que balança
Olha só... Olha só...
Ela vai dançar a noite inteira
Ela vai cantar todas as músicas
Pra desfazer...
Pra desfazer a dor, e refazê-la
Quando a nossa flor se abrir inteira
Quando a nossa cor era vermelha
Pra se fazer do amor
A vida inteira
E a vida inteira amor... Satisfazê-la
Olha só essa menina que balança e dança
Olha só... Olha só...
Ela vai dançar a noite inteira
Ela vai cantar todas as músicas
Pra desfazer...
(Dor amor...)
Pra desfazer a dor, e refazê-la
Quando a nossa flor se abrir inteira
Quando a nossa cor era vermelha
Pra se fazer do amor
Da vida inteira
(Dor amor...)
E a vida inteira amor... Satisfazê-la
Pra desfazer e refazê-la...
Satisfazendo a dor
Da quarta-feira
"Seu rapaz não lhe procura mais
Seu rapaz não lhe procura mais"



Duda Bastos

Eu quero o cabelo vermelho da Lee !


      Sábado eu estava num tédio só! Fui ver televisão para aumentar,claro! Mas quando eu liguei lá no 13 estava passando um programa com a danada da Rita Lee. Assim,ela salvou minha noite. Fiquei lá,paradinha por quase duas horas só esperando os comentários,as músicas e as palhaçadas de Rita .
      Vejo em Rita Lee um símbolo de dignidade. Sim,de dignidade. Ela foi a responsável por libertar várias mulheres delas mesmas e o faz até hoje. Ela ousou. E o que era ousar lá na década de 70,80,no nosso país patriarcal e moralista? Era ter coragem! E isso ela sempre teve ! Coragem de ser mulher em uma sociedade machista...mais do que “ser mulher” , ela se “mostrou mulher” para todos,e fez com que um “bichinho do feminismo” mordesse várias almas.
     É incrível o número de mulheres que tem Rita como um modelo de força,sucesso e liberdade. Uma mulher que se intitula “ovelha negra”conseguiu isso. Mas como? Apenas sendo como queria ser,apenas se assumindo e mostrando o quanto é lindo ter a liberdade de viver. Escrever o que sente,vestir o que quer,pintar seus cabelos de vermelho aos 64 anos de vida, agir do modo que deseja e ter orgulho de ser mulher,seja cantando “Pagu” ou “Desculpa o auê” .
      Hoje,mesmo só com dezoito anos e conhecendo muito pouco da carreira dela, vejo em Lee uma inspiração. Se o feminismo ganhou mais um pouco de espaço na sociedade,se a mulher hoje tem mais dignidade,devemos um pouco disso a ela. Procuro enxergar outra vertente em Rita que me encanta e me serve de exemplo.

      Numa sociedade tão exploradora dos padrões de beleza,comportamento e blá blá blá, vejo que Lee conseguiu ser maravilhosa quebrando vários deles. Vejo que é possível e que é incrível não pertencer a todos esses padrões. Bom mesmo é curtir a vida e deixar a vida nos curtir. É isso que Rita Lee e suas músicas me transmitem. Acima de tudo,uma mensagem de força. Refleti sobre tudo isso por uns três dias e espero que alguma coisa boa tenha ficado em mim,que sirva para eu aplicar um pouco na vida. Mas agora,nesse momento,eu quero uma coisa: aquele maravilhoso e estupendo cabelo vermelho da Lee !


Duda Bastos

I do it for love

      Hoje eu estava editando umas fotografias que fiz, quando de repente me veio à cabeça uma música da Sara Bareilles que tem um refrão bem pegajoso mas gostoso de se repetir. Ela repete "Love, love, love..." incansavelmente. 
      Ouvindo a música, percebi que tudo o que importa nessa vida realmente é o amor.  O amor que doamos e recebemos, esse cilo totalmente vicioso. Esse amor nos faz ter esperanças. Depositamos toda aquela expectativa de que doando, também vamos receber. E mesmo que não recebamos, nos entregamos completamente. E essa entrega é que faz a vida ser intensa, cheia de sentimentos, dramas e emoções. É tudo culpa do amor. O amor pra mim é o princípio. 
       "A única coisa que eu poderia precisar, uma única coisa boa que valeria a pena lutar. Eu faço isso por amor. Você só vai conseguir obter o que você dá, então dê amor."
Esse é o meu trecho preferido. Abaixo segue o clipe acústico. É uma levada bem tranquila e gostosa de se ouvir para relaxar. Espero que vocês curtam e saiam espalhando corações por aí. Um ótimo fim de dia!




Débora Rosa

domingo, 22 de julho de 2012

Salve música, salve Pernambuco !





       Quando vou conversar sobre música com alguém sempre percebo muito “saudosismo”  nas palavras ditas. Coisas do tipo: “ ah,não se fazem mais músicas com antigamente” ou “ hoje não tem nada de bom para se escutar,nasci na época errada”. Entretando,percebo no nosso estado uma efervescência de música boa! Cada dia que procuro mais artistas pernambucanos,mais fico encantada.
       Tudo começou com a reunião de amigos que queriam fazer algo diferente,que queriam ter algo da própia terra pra escutar.Não queriam mais só escutar um rock inglês melancólico ou as paradas de sucesso do sudeste brasileiro. Assim surgiu o movimento “Mague beat” que encanta ouvidos até hoje e é considerado Patrimônio Imaterial do Estado .  
      Surgido na década de 90,misturou maracatu,rock,hip hop e música eletrônica.O própio nome “Mangue beat” é uma metáfora,pois compara a diversidade musical que queria ser criada à riqueza e pluraridade do sistema ecológico do mangue. O resultado foi estrondoso! Uma música diferente que ia ser reconhecida no mundo inteiro. Chico Science, Fred 04 , Otto e vários outros se uniram em um grande movimento que parecia uma grande festa,uma grande ciranda. Surpreendeu ao ganhar o público e também ao fazer várias denúncias sociais.

      Não há pernambucano que fique parado ao ouvir “Quando a maré encher,quando a maré encher! Tomar banho de canal quando a maré encher!” . Pernambuco estava se tornando um grande centro musical. Bom,isso já aconteceu faz um tempo...mas e agora?  Como anda esse cenário? Como eu já tinha dito antes,”uma efervescência de música boa”!

        No momento,escuto sem parar a Banda Eddie! Surgiu junto com os percurssores do “Manguebeat”,mas estorou nos últimos cinco anos. Com uma sonoridade bem descontraída e flutuante,mistura frevo,rock,samba,reggae e dub pra fazer o som pipocante que faz!  Impossível escutar Eddie e não se deixar levar pelo seu ritmo massa.
      Ano  passado lançou seu mais recente albúm,o Veraneio,que é excelente! Tem participação de Otto,Lirinha ( ex Cordel do fogo encantado ) e Dj Dolores. Cada faixa é singular . Sou apaixonada por “Ela vai dançar” , “ O saldo da glória” e “Casa de Marimbondo”. Realmente,um disco que vale a pena ser escutado.

        Além da novidade,a discografia da Banda Eddie é muito rica. Tem sucessos como “ O Baile Betinha”, “ Bairro novo/ casa caiada” , “Eu tô cansado dessa merda”  e “ Desequilíbrio”. Sem dúvida,um grande patrimônio cultural do nosso estado. Um orgulho para todos os pernambucanos e para todos os brasileiros.

Duda  Bastos