Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Síndrome do Superman

        Faz algum tempo já,acho que em meados de abril ou maio, eu estava conversando com um amigo meu. Ele é um pouco mais velho e  gosto de conversar com ele porque além de ser bastante sensato,eu ganho muitos conselhos bons. Faz tempo que eu não o vejo,mas essa conversa ficou em mim . Quando ele falou,eu pensei ser a maior bobagem do mundo,achei que não fazia sentido nenhum o que ele falava. Mas aí alguns meses se passaram e meio que como uma previsão,ele acertou em cheio!
         Bom, eu não tenho o que esconder nessa vida,por isso quando converso,falo dela por completo,ou quase. Esse quase fica para as pessoas mais íntimas. Na ocasião,eu simplesmente estava falando para ele o que eu tava fazendo da vida. Como estavam as coisas aqui em casa,como eu estava gastando meu tempo. E ele disse: " Eduarda ( sim,insuportavelmente e singularmente ele me chama assim ),pare de querer carregar o mundo nas costas. Uma hora você não vai aguentar mais. Pare de querer ser Superman! Você já mediu sua altura,baixinha? " e riu.
           Como já disse,eu não entendi quase nada. O que ele quis dizer com isso? Eu não estava tentando carregar o mundo nas costas! E eu não ia me cansar de nada,afinal, eu estava tranquila. Entretanto,ele estava tão certo! Eu tive que passar por uma crise que me deixou tão cansada,tão exausta. E eu nem sabia porque estava me sentindo assim. Só sei que o sentimento de exaustão era muito grande. Eu não tinha energia mais pra nada,mesmo não estando fazendo nada ( aos meus olhos ) que me tirasse essa energia.
      Aí eu fiquei preocupada,já que não estava conseguindo levar uma vida normal. Tive que procurar ajuda. Fui em uma terapeuta ( psicóloga ) e comecei a me tratar. Era como se uma angústia invadisse meu ser e eu não tinha ideia do que tava me causando aquilo. Com algumas sessões ( eu tive contato primeiramente com terapia Freudiana/Analítica , que eu não aconselho e vou explicar porque não ) eu comecei a refletir sobre o que eu estava fazendo que podia estar me causando essa sensação. Consegui descobrir em menos de um mês. Eu estava sobrecarregada. Tenho uma mania que pode ser perigosa,se não for dosada: quero proteger todas as pessoas ; quero fazer de um tudo para que elas se sintam felizes ; quero acabar com qualquer sensação ruim ou com qualquer problema que elas possam vir a ter. Resultado : quando nós transferimos toda a nossa energia para um determinado lugar,falta muito em nós mesmo. É como se eu tivesse ficado vazia da minha própia energia.
       Eu fazia isso com família,amigos e até com desconhecidos eu me preocupava excessivamente. Fui totalmente imatura ao não aceitar que as pessoas sofrem mesmo. E que eu não tinha capacidade pra sanar os problemas de todos. Tive que aprender a aceitar que a dor faz parte da vida dos seres humanos e que é necessário confortar sim,dar amor. Mas até o limite que você não tire isso de dentro de você. Isso realmente leva a uma exaustão enorme.
     No começo foi bem difícil deixar de " controlar " a tristeza dos outros. Hoje em dia eu tô quase boa haha. Dou meu conforto,meu carinho e meu amor para as pessoas que gosto e que precisam,mas eu também aprendi a oferecer soluções. Além disso,quando não tem solução,eu apenas aceito e conforto. Assim não deixo de auxiliar as pessoas ao meu redor e não me sinto vazia.
      Tive que aprender a cuidar de mim novamente. Era como se eu esquecesse minha vida e tivesse de ajudante das de outras pessoas por não suportar a ideia de ver ninguém sofrendo. Mas a vida é assim e é necessário aceitar para se viver. É assim. Voltei-me um pouco pra minha vida e fui me cuidar um pouco. Observei que eu me anulava completamente. Mudei de terapeuta ( fui para uma TCC - Terapia Cognitiva Comportamental - que lhe auxilia a encontrar soluções práticas nos seus problemas. A Freudiana mais lhe angustia do que lhe ajuda. Realmente eu não recomendo. )
   Se você é daqueles que tem preconceito com psicólogas ou acha que todas as pessoas que fazem terapia são "maluquinhas",pare de ler porque esse texto não faz sentido pra você. Procure conversar com pessoas que possuem essa experiência. Você vai ver que elas são infinitamente mais resolvidas do que qualquer pessoa que possui problemas e não procura ajuda.
       Enfim,percebi aspectos que eu deixava de lado na vida e que são importantes. Meus objetivos,meus sonhos,meus ideais. Aprendi a me cuidar e a me levar a sério. A amar profundamente ainda deixando amor em mim. Aprendi que a vida pode ser mais prática,mais leve. Sorrisos são conquistados com pequenas coisas. Não precisa de muito. Bom,indo de encontro ao início do texto,vi que tudo faz sentido. De "Super" mesmo,a gente só possui essa vida, que é pra ser vivida com amor,tranquilidade e amor. Carinho e compreensão ajudam muito as pessoas que estão por perto. Ser verdadeira e entregar seus sentimentos também. É necessário,mais que tudo, mostrar o que se sente. Viver aceitando as ladeiras da vida. Só viver.
   
                                                                                                       Maria Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário