Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Para homens orgulhosos.

       
          " Eu perdoaria facilmente o orgulho dele, se ele não tivesse ferido o meu. " . Essa é uma frase do livro Orgulho e Preconceito, que eu andei lendo por esses dias. Ontem, assisti o filme. Gosto bastante desse romance porque , além de ter uma história comovente,sempre me faz pensar no orgulho que os homens possuem. Entretanto, diferentemente do livro/filme, na vida prática o orgulho dos homens é diferente do orgulho apresentado pelo protagonista, Mr. Darcy.
         Ele se mostra orgulhoso sim e erra,porém faz isso pensando estar certo. Contudo,é capaz de esmagar todo seu orgulho por causa de um amor. Corre pra consertar seus erros e repara-os com soberania,atitude e encanto. Faz isso sem esperar receber nada em troca. Faz por entrega e por paixão. Mr. Darcy faz de um tudo por Elizabeth. Ajuda sua família ( em segredo)! O que existe de mais bonito em um homem que é amável para as pessoas que amamos?! Ele possui uma dignidade singular em suas palavras e ações. Por isso,sempre vivo dizendo: Eu queria que Mr. Darcy fosse que nem fruta,que brotasse das árvores.
         Mas na vida, não conheço muitos com essas características. Pelo contrário,são muito raros. Eu não sei se meu destino ou minha má sorte,mas eu me deparo com muitos homens verdadeiramente orgulhosos. Atitudes de menosprezo para com outras pessoas podem significar diversas coisas: uma falha de caráter,uma grande necessidade de auto-afirmação,uma grande timidez ou uma "blindagem".
          Sou bastante complacente ( não sei,acho que o mais adequado seria usar " já fui" ) com esse tipo de atitude e prefiro acreditar que a questão é timidez ou realmente uma forma de blindagem que certas pessoas adquirem para não se machucarem nos relacionamentos pessoais. Entretanto, eu sei que não se trata disso, na maioria das vezes. O orgulho nasce do ego dos homens e pouco tem a ver com a sua vaidade,afinal, acredito que esta é uma imagem que os outros formulam,enquanto o orgulho é uma imagem que uma pessoa formula sobre si mesma. Um conceito muito elevado que a pessoa faz de si mesmo. Uma transbordação de amor próprio. Sufocante.
        Esse tipo de conduta faz com que pessoas que a possuem enxerguem defeitos em todas as outras pessoas. Defeitos muitas vezes impercepitíveis para qualquer outro. E quando só se enxerga defeito,não sobra espaço para a beleza nem para a afabilidade. Não consigo me afeiçoar por esse tipo de homem. O encanto logo se quebra,vai pro ralo. Existe uma quase unanimidade na qual se fala que " se você for frio e oferecer desprezo a uma pessoa,ela ficará cada vez mais fissurada em você". Mas me digam,quem foi o energúmeno que inventou isso? Alguém que certamente não possuía vontade de ter dignidade na vida. Fazendo uma analogia,é a mesma coisa de dizer que "mulher só gosta de cafajeste". Oh,céus.
          Como é possível achar interessante um homem que apenas quer demonstrar suas qualidades e diminuir as dos outros? Como é possível se fissurar em um homem que se coloca no topo de uma relação que é pra ser vivida em equilíbrio por dois? Creio que o orgulho é uma grande lacuna depressiva no caráter. É estúpido achar que a convivência com pessoas desse tipo fazem bem. Afinal,quando um lado da balança se eleva,o outro se abaixa.
          Bom,isso que eu falei é minha opinião sobre homens verdadeiramente orgulhosos. Mas e se o orgulho não for assim tão verdadeiro,como o de Mr. Darcy? E se for timidez ou blindagem? Ah,por favor, ninguém tem missão de "adivinho"pra ficar decifrando o caráter de uma pessoa. Você se mostra através de suas ações,de suas palavras e do seu jeito de ser. Então,você é o grande responsável por ser claro em suas ações,para que essas não se confundam com as de um homem desprezível. A responsabilidade é toda sua. Apenas não exija quem ninguém saiba mais de você do que você mesmo.
   
      Duda Bastos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário