Páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2012

A fotografia antes das câmeras

      Não podia começar meus posts sobre fotografia de outra forma se não contando um pouquinho dessa história fascinante que é a descoberta do fotografar. Atualmente, a acessibilidade das câmeras fotográficas atinge a maioria da população. Com isso, as pessoas fotografam na maior parte do tempo, sem saber como se deu o processo de criação das imagens a partir da luz. Quando pegam uma câmera, seja ela profissional, analógica ou digital compacta, muitas vezes não fazem ideia de como tudo começou.
      O início da fotografia está ligado dentre outros fatores, à Câmara Escura. Essa, não passa de uma caixa totalmente preta, vedada de luz, com um pequeno orifício em um dos seus lados. Quando o orifício é apontado para algum objeto, a luz refletida pelo mesmo entra na câmara, formando a imagem no outro lado da caixa (o lado que não possui o orifício). A imagem refletida é invertida. Se ao invés de um lado opaco, for colocado um espelho ou qualquer superfície translúcida, a imagem pode aparecer fora da câmera visivelmente. Dependendo da distância focal (distância entre a câmera e o objeto), o tamanho da imagem refletida pode modificar. 


      Uma curiosidade sobre a câmara escura, é que ela é utilizada desde o período Renascentista. Artistas da época faziam câmaras escuras em salas, permanecendo dentro das mesmas e utilizando a projeção para tomar moldes de desenhos. 

      Se você se interessar, e quiser tentar fazer uma dessas em casa, aí vai um vídeo do Fantástico Mundo de Beakman ( eu adorava haha). É bem simples e os materiais são facílimos de se conseguir. Ao invés da caixa que ele utiliza no vídeo, a Câmara Escura também pode ser feita com uma lata de leite em pó! Use a criatividade, e saia olhando as coisas de outra forma por aí!







Débora Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário