Páginas

sábado, 28 de julho de 2012

Que não nos tirem o poder de reação!




     Ultimamente,vejo um grande número de pessoas compartilharem no facebook: “  Se você está sozinho,pega a solidão e dança”. O que é que essa frase quer dizer? Algo como “seja passivo e infeliz,você consegue.”? O que é que a sociedade quer dizer com isso? Uma volta ao Romantismo “byrônico” do século XIX?
      Não estou afirmando que não é mais possível sentir momentos de solidão ou de tristeza,afinal esses sentimentos fazem parte da vida de qualquer ser humano. O problema é como encaramos isso. Existe quase que um “culto” à tristeza e à amargura. Parece que virou moda “se entregar” ao negativismo.  
     A vida é complicada por demais para embelezarmos muito a solidão. Essas frases e algumas músicas da nossa geração fazem com que o adolescente ou o jovem adulto se sinta confortavel  em se sentir solitário ou a não procurar amor em outras pessoas. Muitas coisas boas são escondidas em pessimismo e um grande drama se instala.
     Eu já fui uma fã da banda Los hermanos,por exemplo. Achava aquelas músicas lindas e extremamente sensíveis. Mas no último show que estive deles,me dei conta que a sensibilidade presente na música deles é irreal,é sofrimento em vão. Algo como “ Veja bem,meu bem,arrumei alguém chamado saudade.” Porra, é quase que um incentivo a um sofrimento eterno e escutar isso é um masoquismo.
     Sinto que o poder de reação é muito anulado por essas músicas e esses textos. Sofrer de amor,todo mundo sofre. Mas é preciso se recuperar porque logo mais você vai encontrar alguém,vai se apaixonar de novo e vai sofrer novamente. Esse é um ciclo da vida. Temos que encará-lo do melhor jeito possível. Não o negando,mas vivendo tudo no tempo certo e não deixando esse tempo se prolongar muito. É preciso refazer a vida. É preciso enxergar amor em outras pessoas. É preciso amar outros,amar mais.

Duda Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário