Páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2012

A primeira vez que li " A metamorfose" ( Franz Kafka )

       
            "Certa manhã acordei de sonhos intranquilos...". Esta frase está na minha cabeça desde 2009,quando Otto lançou seu mais recente álbum,intitulado do mesmo modo. Só depois fui descobrir que ele havia buscado inspiração na obra mais célebre de Kafka e que esta frase pertencia a esse livro,Metamorfose.
            Sempre com uma coisa e/ou outra na cabeça,um livro e/ou outro pra ler,acabei deixando essa curiosidade passar. Entretanto,hoje fui à Livraria Cultura e "dei de cara" com esse livro. Resolvi ler. Demorei quase três horas para acabar o livro e muito mais tempo pensando no que eu tinha lido,como agora. O poder que essa obra exerceu sobre mim se divide em duas vertentes. A primeira é que as palavras estavam tão bem aplicadas e tão bem encaixadas que eu conseguia vizualizar mentalmente cada cena que o livro me apresentava. Parecia que eu estava vendo um filme e não lendo um livro. A segunda é que eu li o livro,entendi a história,mas na verdade eu estou nesse momento me perguntando o que ela realmente representa.
            Escrevo isso aqui manualmente,sentenada em uma mesa de um café no Paço Alfândega, antes de ler qualquer resenha sobre o livro ou qualquer outra crítica porque quero passar o primeiro impacto que o livro me apresentou antes de eu ser influênciada por outra opinião. Assim sendo,me vieram uma série de indagações sobre o livro, que eu vou tentar enumerar agora,vejam só:
 1. Ele realmente se tornou um inseto ou isso seria uma metáfora?
 2. Essa matáfora estaria relacionada a alguma coisa que ele teria passado na vida que o fez chegar à exaustão e à depressão?
3. Qual era a sua condição para que a família o temesse e o desprezasse tanto?
4. O que aconteceu para que houvesse um desapego quase que imediato da família em relação a Gregor?
 5. Qual a transformação que aconteceu com a sua irmã - que no início se mostrava mais apegada e carinhosa - para que ela mudasse tanto seu comportamento com Gregor? 
6. Teria Gregor ficado louco?
7. Teria Gregor contraído alguma doença contagiosa ( como a lepra ) ?
8. Ou teria apenas Gregor se transformado porque percebeu que a sua vida ( vivida em função da família) não o estava fazendo feliz e ao perceber isso,quis mudar,assim provocando incômodo e abalando a "zona de conforto" na qual a família se encontrava?
 9. Será que a matamorfose começou junto com  processo de descobrimento que ele passou interiormente ao percerber que todo o tempo dedicado ao trabalho de caixeiro-viajante para pagar uma dívida da família,o tenha deixado extremamente infeliz com a história que tinha deixado que construir?
 10. Quando ele se deu conta da sua infelicidade ( e/ou do seu "aprisionamento" ) , sua metamorfose já teria chegado ao fim e ele não teria como recuperar o tempo perdido,ou seja, ela já tinha se transformado em um ser que não desejava e agora teria que se adaptar a esse "novo corpo"?
11. Por que Gregor achava que não poderia ser escutado pela família?
12. Por que a família não entendia o que Gregor falava?
13. Por que seu pai era tão arredio e agressivo com Gregor?
14. Por que a morte de Gregor teve efeito estabilixador na família?
15. Por que não ler "A metamorfose" outra vez?
          Talvez nenhuma pergunta dessa possa ser respondida. Talvez o propósito desse livro fosse causar essas perguntas no leitor. Talvez não. Talvez realmente haja uma resposta a ser alcançada. Caro amigose você já leu esse livro,me ajude a descobrir. Se não leu,espero que tenha se sentido instigado a ler e finalmente debater comigo!
          
Duda Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário