Páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Desabafo parte 2

   


      A eleição para prefeito e vereador das cidades está chegando, e apesar de não ser muito fã de Política, não tem como deixar o assunto passar em branco. Nem se eu quisesse seria possível, já que as propagandas eleitorais me seguem aonde quer que eu vá. Acho bem clichê todo aquele blábláblá de Político com a intenção de ser eleito ou reeleito. Também acho de uma ignorância tamanha todos os cidadãos que por não ter acesso a informação, não procura a mesma, ou se nega a enxergar a realidade. Votam por votar no primeiro corrupto que oferece dinheiro ou algum tipo de bonificação. 
      Antes de pensar em si só, é bom saber que os governantes eleitos terão a responsabilidade de representar todo um coletivo. Não é porque "fulano" prometeu um emprego ou tantas outras situações, que se deve votar no mesmo. Vote conscientemente. Vote sabendo que estará contribuindo para a melhoria da sua cidade no geral. Não adianta usar aquela velha desculpa de que o seu voto não faz diferença. Seu voto faz TODA a diferença! Seja uma pessoa de respeito, que honra com suas obrigações de cidadão. Não aceite qualquer agrado por uma garantia de voto. 
      É importante ressaltar e esclarecer o papel dos políticos na sociedade. Vou citar aqui alguns dos papéis que os prefeitos e vereadores tem por obrigação exercer, mesmo imaginando que todos estejam ciente dos tais. Quero fazer isso para  quando chegar o momento da decisão, na hora do voto, sejam claros os critérios  levados em consideração. 
      A quantidade de vereadores na prefeitura, depende do contingente populacional da cidade. São no minimo nove e no máximo 55 vereadores. Todos tem por obrigação discutir e fiscalizar os atos do Prefeito quando se trata de gastos e administração do orçamento. Trabalhando em função da melhoria da qualidade de vida, os vereadores tem por tarefa  a elaboração de leis e a recepção das reivindicações do povo. Em suma, eles estabelecem a ligação e o contato entre a população e o prefeito. Está também sob o cargo dos vereadores a elaboração de um tipo de Constituição Municipal (Lei Orgânica), que deve ser respeitada e cumprida pelo Prefeito.
      Os prefeitos por sua vez, governando a cidade de forma conjunta com os vereadores, tem dentre seus deveres a responsabilidade sob as áreas políticas, executivas e administrativas. Oferecer uma excelente qualidade de vida aos habitantes da cidade, fazer a reivindicação de benefícios e auxílios para o município intermediando com outras esferas políticas, administrar os impostos aplicando-os da melhor forma, e oferecer saúde, educação e transporte público de qualidade são alguns exemplos de funções. O prefeito é a autoridade máxima do município.
      Atenção: vereadores, sua função não é se interessar somente no salário oferecido pelo cargo. Prefeitos, a sua função não é desviar verbas para o seu próprio bolso. Para ambos, é crime a compra de votos! Fazendo isso, enganam-se vocês próprios, e as pessoas que confiaram num mandato melhor. Cidadão, você tem um papel fundamental nas eleições! Fiscalize os passos dos seus candidatos, denuncie qualquer atividade errônea ou suspeita para a Justiça Eleitoral. Lute pelos seus direitos, corra atrás das promessas de campanha!
      O grande problema nas eleições é a consciência da população. Apesar de tão repetitivo o assunto, a mesma o povo continua sem despertar o seu lado pensante. E enquanto isso acontecer, teremos políticos corruptos, pessoas ignorantes e enganadas por falsas promessas. A grande dúvida é se nós mesmos não somos culpados por todo esse terrorismo político que só faz crescer. Aliás, não é uma dúvida. Nós somos os verdadeiros culpados. Quando falo nós, me refiro aos governantes e cidadãos,  os governantes que se enganam enganando os outros, e os cidadãos que se deixam enganar. 



Débora Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário