Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

Qual é a sua idade?






                         Às vezes as pessoas que nos rodeiam exigem mais de nós do que pudemos dar. Colocam mais idade em nós,jovens adultos. Eu não sei se é uma questão  de tempo vivido,mas parece que quando mais velha,mais a pessoa se esquece de como é ser jovem. É bem provável que elas não se comportavam do modo como exigem que você se comporte. Há tanta incoerência.            Por mais que eu tente enxergar algo bom em avançar alguns anos ( psicologicamente) só consigo tirar proveito da maturidade adquirida – e só para algumas coisas,normalmente as mais chatas. Afinal,viver sem se preocupar um pouco é bom,é divertido.      
                               Por que tirar isso de um jovem tão cedo? Talvez porque os pais prefiram que sejam eles a tirar do que o próprio mundo. Mas eu não concordo. O aprendizado que o mundo nos oferece pode ser até mais sofrido,ou não também. É importante deixar a vida fluir sem interferir tanto e sem carregar demais com responsabilidades que são desnecessárias naquele momento. Jovens que são muito exigidos – seja  nos estudos, na convivência familiar ou nos demais relacionamentos – tendem a querer solucionar problemas que não são deles ou que não estão ao seu alcance. E não conseguir resolver algo para esses jovens é extremamente frustante porque tudo o que ele foi exigido,provavelmente “deu  conta”.                                                             
                           Assim sendo, começa uma etapa de auto-exigência e o “peso nas costas” fica muito difícil de suportar porque a exigência se duplicou. Relaxar,sair e namorar ficam  cada vez mais difícil porque a exigência de se comportar como um adulto chefe de família é cada vez mais presente. Isso não é uma coisa boa. É  difícil se comportar desse modo. É sofrido. E o que se tem que fazer para não carregar o peso do mundo nas costas? Isso eu ainda não descobri. Mas,quando eu tiver alguma respostar,posto aqui.
   Duda Bastos                                                                                                            


Nenhum comentário:

Postar um comentário