Páginas

domingo, 22 de julho de 2012

Salve música, salve Pernambuco !





       Quando vou conversar sobre música com alguém sempre percebo muito “saudosismo”  nas palavras ditas. Coisas do tipo: “ ah,não se fazem mais músicas com antigamente” ou “ hoje não tem nada de bom para se escutar,nasci na época errada”. Entretando,percebo no nosso estado uma efervescência de música boa! Cada dia que procuro mais artistas pernambucanos,mais fico encantada.
       Tudo começou com a reunião de amigos que queriam fazer algo diferente,que queriam ter algo da própia terra pra escutar.Não queriam mais só escutar um rock inglês melancólico ou as paradas de sucesso do sudeste brasileiro. Assim surgiu o movimento “Mague beat” que encanta ouvidos até hoje e é considerado Patrimônio Imaterial do Estado .  
      Surgido na década de 90,misturou maracatu,rock,hip hop e música eletrônica.O própio nome “Mangue beat” é uma metáfora,pois compara a diversidade musical que queria ser criada à riqueza e pluraridade do sistema ecológico do mangue. O resultado foi estrondoso! Uma música diferente que ia ser reconhecida no mundo inteiro. Chico Science, Fred 04 , Otto e vários outros se uniram em um grande movimento que parecia uma grande festa,uma grande ciranda. Surpreendeu ao ganhar o público e também ao fazer várias denúncias sociais.

      Não há pernambucano que fique parado ao ouvir “Quando a maré encher,quando a maré encher! Tomar banho de canal quando a maré encher!” . Pernambuco estava se tornando um grande centro musical. Bom,isso já aconteceu faz um tempo...mas e agora?  Como anda esse cenário? Como eu já tinha dito antes,”uma efervescência de música boa”!

        No momento,escuto sem parar a Banda Eddie! Surgiu junto com os percurssores do “Manguebeat”,mas estorou nos últimos cinco anos. Com uma sonoridade bem descontraída e flutuante,mistura frevo,rock,samba,reggae e dub pra fazer o som pipocante que faz!  Impossível escutar Eddie e não se deixar levar pelo seu ritmo massa.
      Ano  passado lançou seu mais recente albúm,o Veraneio,que é excelente! Tem participação de Otto,Lirinha ( ex Cordel do fogo encantado ) e Dj Dolores. Cada faixa é singular . Sou apaixonada por “Ela vai dançar” , “ O saldo da glória” e “Casa de Marimbondo”. Realmente,um disco que vale a pena ser escutado.

        Além da novidade,a discografia da Banda Eddie é muito rica. Tem sucessos como “ O Baile Betinha”, “ Bairro novo/ casa caiada” , “Eu tô cansado dessa merda”  e “ Desequilíbrio”. Sem dúvida,um grande patrimônio cultural do nosso estado. Um orgulho para todos os pernambucanos e para todos os brasileiros.

Duda  Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário