Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Eu quero o cabelo vermelho da Lee !


      Sábado eu estava num tédio só! Fui ver televisão para aumentar,claro! Mas quando eu liguei lá no 13 estava passando um programa com a danada da Rita Lee. Assim,ela salvou minha noite. Fiquei lá,paradinha por quase duas horas só esperando os comentários,as músicas e as palhaçadas de Rita .
      Vejo em Rita Lee um símbolo de dignidade. Sim,de dignidade. Ela foi a responsável por libertar várias mulheres delas mesmas e o faz até hoje. Ela ousou. E o que era ousar lá na década de 70,80,no nosso país patriarcal e moralista? Era ter coragem! E isso ela sempre teve ! Coragem de ser mulher em uma sociedade machista...mais do que “ser mulher” , ela se “mostrou mulher” para todos,e fez com que um “bichinho do feminismo” mordesse várias almas.
     É incrível o número de mulheres que tem Rita como um modelo de força,sucesso e liberdade. Uma mulher que se intitula “ovelha negra”conseguiu isso. Mas como? Apenas sendo como queria ser,apenas se assumindo e mostrando o quanto é lindo ter a liberdade de viver. Escrever o que sente,vestir o que quer,pintar seus cabelos de vermelho aos 64 anos de vida, agir do modo que deseja e ter orgulho de ser mulher,seja cantando “Pagu” ou “Desculpa o auê” .
      Hoje,mesmo só com dezoito anos e conhecendo muito pouco da carreira dela, vejo em Lee uma inspiração. Se o feminismo ganhou mais um pouco de espaço na sociedade,se a mulher hoje tem mais dignidade,devemos um pouco disso a ela. Procuro enxergar outra vertente em Rita que me encanta e me serve de exemplo.

      Numa sociedade tão exploradora dos padrões de beleza,comportamento e blá blá blá, vejo que Lee conseguiu ser maravilhosa quebrando vários deles. Vejo que é possível e que é incrível não pertencer a todos esses padrões. Bom mesmo é curtir a vida e deixar a vida nos curtir. É isso que Rita Lee e suas músicas me transmitem. Acima de tudo,uma mensagem de força. Refleti sobre tudo isso por uns três dias e espero que alguma coisa boa tenha ficado em mim,que sirva para eu aplicar um pouco na vida. Mas agora,nesse momento,eu quero uma coisa: aquele maravilhoso e estupendo cabelo vermelho da Lee !


Duda Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário